Durante a dança, a dama deve sempre procurar o cavalheiro e, a cada passo olhar para ele tentando levar o tronco o mais defronte possível. Com isso, conclui-se o passo tornando a dança muito mais bonita, além de permitir que a dama veja o que o cavalheiro está fazendo. Para o cavalheiro é importante estar apertadinho, encaixadinho com a dama, para uma perfeita condução; Mas caso ele esteja com uma postura incômoda, apertando demais, machucando, a culpa é da dama, afinal ela é responsável por demonstrar se a dança está agradável. Caso ela não diga, o cavalheiro jamais saberá!
Já o cavalheiro deve procurar a dama para não perder a ligação para o próximo passo, conduzi-la de forma sutil, porém firme e deixando bem claro o que deseja que ela faça. É importante prestar atenção a sua volta para que a dama jamais bata em alguém.
É o cavalheiro quem dita o ritmo. Ele ouve a música e conduz a dama sempre dentro do tempo e lembrando que a dança é para a dama. 90% dos passos são dela, pois a maior função do cavalheiro é fazer a dama dançar para os outros. A dança é uma exibição da dama ao qual o cavalheiro é coadjuvante. Cada passo deve ser feito pensando em valorizar a dama e deixá-la ainda mais bonita. Naquele tempo, durante aquela música o pensamento tem de ser: "Você é minha e eu sou seu. E eu quero que minha dama seja a mais bonita do salão.” Quando essa dança terminar o resultado tem de ser a cobiça dos demais cavalheiros em dançar com aquela dama que dançou tão graciosamente!
Isso torna a dança bonita.
Sim! A dança é uma forma teatral, e a cada dança mudam os personagens e o enredo. Mas o resultado tem de ser sempre o mesmo.
Prazer e Beleza.
Por Conrado Augusto
@Conrado_Augusto
@Conrado_Augusto