quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Onde aprender a dançar forró?

Quem começa a dar seus primeiros passos na dança, já deve ter se perguntado: onde devo aprender a dançar forró?

Será melhor procurar uma escola de dança ou aprender “na raça”? “Meter as caras” ou falar com aquele rapaz/moça que dança super bem na balada e fazer aulas com ele/a?
Como tudo na vida, há vantagens e desvantages em cada uma das escolhas.

Essa semana vamos discutir esse assunto, comentando as diferenças entre aprender em escolas especializadas x aprender dançando.

* Aulas em escolas/professor particular
Vantagens: Excelente pra aprender passos básicos e identificar as diferenças de ritmos, aprendendo o que se pode fazer em cada um: onde colocar a mão, como conduzir e se deixar conduzir. Ter um ‘modelo’ a seguir. Pode ser muito útil pra quem nunca dançou.
Desvantagens: A dança pode ficar muito técnica, com movimentos muito quadrados, duros. No começo, especialmente, pode-se pecar por falta de ‘sentimento’ e leveza nos movimentos. Não se vê brincadeiras, malandragens, sorrisos. As aulas são repetitivas, o que pode ser desestimulante no decorrer do aprendizado.

* Aprender na raça
Vantagens: Ter contato com diversas formas de dançar. Ao dançar com diferentes parceiros, entende-se mais rapidamente que a dança deve ser confortável para ambos. Dança-se com mais prazer, brincadeira e um pouco mais de leveza.
Desvantagens: É difícil entender as diferenças do ritmo, como fazer os passos corretamente.

Informação importante!
Em ambas formas de aprendizado, deve-se ter cuidado para não virar um clone do seu professor.

A dança é uma forma de se expressar e se relacionar com o mundo. Toda pessoa tem vícios e uma maneira única de dançar.

Dica: Saia bastante pra dançar! Frequente diferentes lugares. Além de conhecer pessoas bacanas, poderá descobrir formas únicas de manifestação desse ritmo contagiante!

Conseguir sincronizar seu coração com cada tipo de forró leva tempo. Com a prática, você acaba criando estilo próprio, o que torna a dança mais divertida e muito mais bonita!

Conclusão: Não importa o método utilizado para aprender a dançar, o importante é se divertir!

Lembre-se: dançar é como beijar na na boca! Cada um tem seu jeito, que combina ou não com de outra pessoa.

Então, bora dançar forró!

Juliana Neves @julis_neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço pros comentários. Só pedimos que o respeito seja mantido entre os que comentam e nos guardamos o direito de deletar comentários ofensivos ou inapropriados, principalmente, SPAM.