quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Dia Nacional do Forró

O “DIA NACIONAL DO FORRÓ” foi instituído em setembro de 2005. A data escolhida não poderia ter sido mais apropriada: 13 de Dezembro, data do nascimento de Luiz Gonzaga.
Lua, como é apelidado, aprendeu os primeiros acordes com seu pai Januário, ainda cedo saiu de casa, foi militar e depois ganhou o Brasil tocando sanfona. Foi o grande responsável por difundir o forró, de raízes nordestinas, pelos estados do sudeste do país.
O forró não se trata apenas de um gênero musical ou de uma dança, para muitos é um estilo de vida. Assim a data foi merecidamente comemorada pelos forrozeiros em vários lugares!

No Canto da Ema, em São Paulo, a festa estava emocionante:
Um grande arrumadão foi organizado com o Trio Dona Zefa (Danilo e Murillo Ramalho, e Erivaldinho de Carira) que esteve acompanhado de Enoque Virgulino (Trio Virgulino), sanfoneiro a mais de trinta anos e responsável pela divulgação do forró tradicional quando universitários na década de 90 se interessaram e reavivaram o ritmo.
Logo na abertura tivemos a participação de Tiziu do Araripe e sua potente voz! Na sequencia foi a vez de Edson Duarte e logo mais de Janaína Pereira do Bicho de Pé, que animaram ainda mais a noite.
Ao longo das três horas de música ao vivo a grande festa no palco ainda contou com a presença de Chan (Trio Bastião), Billy Joe e Juninho (Triangulo Caraíva), Tio Joca (Trio Sabiá), Fred (Trio Alvorada), Giovani (Chama Chuva).
O clima estava contagiante! Você dançava e queria assistir o show e quando resolvia assistir não conseguia ficar parado!
Entre uma entrada e outra ainda rolaram três surpresas, a participação de Luiz Wilson, um pernambucano multitarefa, que além de cantor e comunicador também é poeta cordelista, a de Teo Azevedo que gravou musicas com Luiz Gonzaga, o repentista fez versos para os presentes no palco com a música “...calango vem, calango vai, calango fica, calango sai...”, e por fim a presença inesperada e especial, não só para o publico mas também para os músicos, de Genival Lacerda, famoso por suas músicas de duplo sentido, alcançou popularidade e gravou mais de 70 discos, cantou nesse dia especial o sucesso Severina Xique-Xique.
Enfim, Paulinho Rosa e a equipe Canto da Ema tiveram sucesso na organização da festa do Dia Nacional do Forró. O encontro de músicos experientes que carregam a bagagem do forró, com jovens músicos talentosos e inspirados, nos deixam a sensação que ainda comemoraremos muitos Dias do Forró.
Nos canais de @pandorf e @julis_neves é possivel assistir um pouquinho da festa e ver algumas fotos.


E você que acompanha O Meio É Pra Dançar, também comemorou? Onde? Como foi? Deixe um comentário pra gente!


Obs: Outra coisa muito legal de dizer é que no Dia Nacional do Forró, foram publicadas algumas matérias não só sobre a data, mas com histórias e informações sobre o ritmo. Vale a pena conferir:

2 comentários:

  1. Ótimo, ótimo, ótimo!

    Mto bom POST mesmo!

    Um abs, Felipe

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog, grande iniciativa. Muito bom ver pessoas reunidas para apreciar boa musica, bom forró. Espero ano que vem, poder me dedicar um pouco mais ao site e tentar contribuir de alguma forma para a comunidade.
    Grande abraço,
    Luiz Antonio Camargo - www.gonzagao.com.br

    ResponderExcluir

Este é o espaço pros comentários. Só pedimos que o respeito seja mantido entre os que comentam e nos guardamos o direito de deletar comentários ofensivos ou inapropriados, principalmente, SPAM.