quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Etiqueta na Dança

Ora um xote cheio de sentimento, ora um xaxado repleto de giros ou um baião marcado pelo balanço, a dança é um momento único, prazeroso e marcante, caracterizada por uma proximidade intensa, mas que muitas vezes pode se tornar um martírio por causa de alguns comportamentos e de detalhes desagradáveis, por isso resolvemos dar umas dicas para aqueles que estão começando a freqüentar o forró.
É certo que o forró não é a apenas um local pra dançar, mas se estiver lá não recuse a primeira dança, esse é o momento em que se saberá se os passos se encaixam, caso não goste não largue seu par no meio de uma dança, respire fundo, isso durará no máximo 5 minutos, na próxima vez, simplesmente recuse dançar novamente com a mesma pessoa, no entanto há situações em que é permitido abandonar uma dança, como por exemplo, quando o cavalheiro ou dama realmente passar do ponto e/ou não contiver seus ânimos, o parceiro/a tem todo o direito de largá-lo/a e se ainda assim insistir, poderá sim tomar atitudes mais enérgicas.
Outra dica importante é evitar tirar pessoas que estão com bebida na mão, a menos que exista alguém quem segure para o casal dançar, pois nunca se deve dançar com bebida na mão.
Cada estilo de dança possui seu vestuário e calçado adequados, no forró, por exemplo, o que está em voga são roupas confortáveis e sapato baixo: rasteirinhas, sapatilhas, sandálias e tênis. É comum dançar descalço também.
Para quem transpira muito, o legal é usar roupas que absorvam rapidamente o suor e ainda assim, fazer pausas para se secar, pois há quem se importe em dançar com um par todo molhado. Além disso, esse suor não pode trazer odor, afinal ninguém gosta de estar ao lado de alguém com mau cheiro, mesmo que sem dançar.
No forró todos querem dançar muito e se divertir, como em diversas baladas, mas num lugar onde há tanta proximidade, podem acontecer situações inesperadas, por isso se vir alguém incomodando uma pessoa que você conheça, não brigue, aproxime-se sutilmente e tente tirá-la de uma situação constrangedora e caso o problema persista, chame o segurança mais próximo.
Se você vai há um local de dança acompanhado e não dança, deixe seu parceiro dançar e aproveite para observar e começar a dançar também.
A bebida é outro fator que pode causar problemas, quem bebe demais, torna-se inconveniente, principalmente se não conseguir coordenar seus movimentos, o que prejudicará bastante a dança.
Dentre todos os detalhes, o mais importante é a percepção e o senso comum. Não esquecendo que o Meio é pra dançar e se quiser conversar, pode ficar fora da pista.
Seguindo essas pequenas dicas, o forró ficará bem mais divertido.

Sarah (@SarahCoutinho)
Conrado (@Conrado_Augusto)
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço pros comentários. Só pedimos que o respeito seja mantido entre os que comentam e nos guardamos o direito de deletar comentários ofensivos ou inapropriados, principalmente, SPAM.